Já pra Casa 18/07/2017
ja-pra-casa 18/07/2017

Criando seu espaço verde em casa

Viver em Florianópolis é estar em contato com a natureza diariamente, basta parar e observar. Próximo a você terá algum lugar incrível, seja praia, lagoa, trilha, parque… dá até pra escolher! E mesmo no Centro da cidade é possível chegar a todos esses locais em poucos minutos.  

Mas, cá entre nós, quem nunca pensou em levar esses lugares incríveis para dentro de casa? Sim, é possível! Uma das alternativas mais simples é poder cultivar algumas plantinhas em casa, sejam temperos, samambaias, cactos, orquídeas, violetas, tulipas e por aí vai… Em pouco tempo você vai perceber o quanto isso irá contribuir para trazer calma e tranquilidade para o seu lar.

Independente da sua escolha, o lugar é um detalhe. Há espécies que se adaptam a qualquer local. Por isso trouxemos algumas dicas de como e onde criar esses espaços. Apostamos que vocês vão passar muito tempo ali. Vamos lá?

HORTA NA SACADA

Essa é uma das dicas mais saborosas. Por aqui os temperinhos das suas refeições têm lugar garantido! 

Antes de montá-la você precisa: escolher um local arejado, com bastante luminosidade e ver quais plantas se adaptam a esse ambiente.  

Na sequência, você precisará de alguns vasos, que podem ser feitos com objetos descartáveis, como latas de alumínio ou garrafas pet. Nessas horas vale abusar da criatividade… sabe aquela chaleira ou xícara que estão guardadas? Pode ser uma ótima opção! Algumas dicas de temperos são: manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, tomilho e salsa. 

E vale também aproveitar bem os espaços, e se possível, colocar os vasinhos na parede, criando um lindo jardim vertical. Pode-se fixar painéis de madeira, fibras, treliça, criando uma parede toda verde, que podem ser os temperos ou outras plantas de sua preferência. Ah, aqui só fique atento para garantir uma boa drenagem da água.

SALAS E QUARTO

Você sabia que algumas espécies de plantas podem ajudar a melhorar o sono e a respiração? É o caso da lavanda, uma ótima opção para quem sofre de estresse ou ansiedade. Estudos comprovam que o aroma desta planta pode diminuir a frequência cardíaca e proporcionar relaxamento, melhorando assim a qualidade do sono.

Já a babosa e o clorofito melhoram a qualidade do ar, pois têm propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que purificam o ar do ambiente.

E sabe qual a única exigência delas? Um local bem ensolarado!

 

LUGARES INCOMUNS

Já faz algum tempo que os banheiros vêm ganhando objetos de decoração cada vez mais sofisticados. Com as plantas não é diferente. Ao contrário do que muitos acreditam, elas podem compor e complementar muito bem esse ambiente! 

Mas antes, é importante avaliar as condições necessárias como: boa ventilação, iluminação e ver quais espécies se adaptam ao local. Algumas que se encaixam bem são o lírio, a palmeira, a chamaedorea, a violeta, o caládio e os cactos.

 

Gostou das nossas dicas? Então mãos à obra! Queremos saber como vocês se saíram.

Cadastre-se e receba nossas novidades