A história por trás da ponte

19 de junho de 2017
Compartilhar:

As pontes são uma das construções arquitetônicas mais incríveis que existem. Das mais imponentes às mais simples, nas grandes metrópoles ou cidades medievais, as pontes são, muitas vezes, o lugar favorito para uma foto linda ou então a parte favorita de um trajeto do dia a dia.

Muitas são as cidades que têm pontes como cartão postal. São construções famosas no mundo todo, muitas vezes podemos até nunca ter ido até o lugar, mas sabemos que aquela ponte é de lá.

Esse é o caso da incrível Golden Gate em São Francisco, a Tower Bridge em Londres ou a Manhattan Bridge em Nova York e claro, a nossa querida Ponte Hercílio Luz, aqui em Floripa.

Grande parte da Ponte Hercílio Luz foi construída durante o governo de Hercílio Luz, que tinha como objetivo transformar Florianópolis na capital de Santa Catarina. Por ser uma Ilha e por naquela época as pessoas dependerem de balsas para chegar até aqui, as outras cidades achavam Floripa muito distante para ser o centro político do Estado.

Outra razão para construir a ponte era justamente acabar com o sofrimento de 40 mil habitantes de Florianópolis que dependiam de um único serviço de balsa para fazer a travessia do Continente para Ilha e vice-versa. O serviço era precário e sem qualquer tipo de proteção contra sol ou chuva.

Assim como a Golden Gate em São Francisco, a Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil, inclusive uma das maiores do mundo. De comprimento, a ponte tem 819,471m, com 259m de viaduto insular, 339,471m de vão central e 221m de viaduto continental. Além disso, a estrutura de aço tem o peso aproximado de 5.000 toneladas e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m³ de concreto. As duas torres medem 75m a partir do nível do mar e o vão central tem altura de 43m. Gigante, né?

A ponte começou a ser construída em 14 de Novembro de 1922 e levou 3 anos e 6 meses para ficar pronta. Sua inauguração aconteceu em 13 de Maio de 1926.

Em 1982, entretanto, a ponte teve de ser fechada por medida de segurança e durante muito tempo existiu o receio de que ela fosse demolida. Porém, ao completar 71 anos, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico.

Ao longo de 30 anos foram feitas inúmeras tentativas de reforma para que a ponte voltasse a ser utilizada pela população. Atualmente, a ponte está em obras em um contrato feito entre o Governo de Santa Catarina e a empresa Empa, de Portugal.

A obra tem como objetivo principal a segurança de quem utiliza a ponte todos os dias para ir e voltar do Continente. Tudo indica que a obra será finalizada no segundo semestre de 2018 e terá duas vias para veículos e um espaço reservado para ciclistas e pedestres.

A Ponte Hercílio Luz é considerada uma das pontes mais lindas e famosas do mundo e realmente é um prazer poder passear pelo Centro de Floripa com uma vista tão privilegiada. Ela é incrível em todos os ângulos, seja chegando na Ilha, seja caminhando na Beira Mar. Mesmo que hoje em dia as luzes estejam apagadas à noite ela segue linda.

E se você quer desfrutar ainda mais da beleza da nossa ponte, temos uma dica:
O mirante situado à cabeceira insular da ponte proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro de Florianópolis. Lá também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz, vale muito a pena conferir.

Procure as melhores
oportunidades de imóveis
através do mapa Hoepcke.