Vida Urbana 19/06/2017
vida-urbana 19/06/2017

A história por trás da ponte

As pontes são uma das construções arquitetônicas mais incríveis que existem. Das mais imponentes às mais simples, nas grandes metrópoles ou cidades medievais, as pontes são, muitas vezes, o lugar favorito para uma foto linda ou então a parte favorita de um trajeto do dia a dia.

Muitas são as cidades que têm pontes como cartão postal. São construções famosas no mundo todo, muitas vezes podemos até nunca ter ido até o lugar, mas sabemos que aquela ponte é de lá.

Esse é o caso da incrível Golden Gate em São Francisco, a Tower Bridge em Londres ou a Manhattan Bridge em Nova York e claro, a nossa querida Ponte Hercílio Luz, aqui em Floripa.

Grande parte da Ponte Hercílio Luz foi construída durante o governo de Hercílio Luz, que tinha como objetivo transformar Florianópolis na capital de Santa Catarina. Por ser uma Ilha e por naquela época as pessoas dependerem de balsas para chegar até aqui, as outras cidades achavam Floripa muito distante para ser o centro político do Estado.

Outra razão para construir a ponte era justamente acabar com o sofrimento de 40 mil habitantes de Florianópolis que dependiam de um único serviço de balsa para fazer a travessia do Continente para Ilha e vice-versa. O serviço era precário e sem qualquer tipo de proteção contra sol ou chuva.  

Assim como a Golden Gate em São Francisco, a Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil, inclusive uma das maiores do mundo. De comprimento, a ponte tem 819,471m, com 259m de viaduto insular, 339,471m de vão central e 221m de viaduto continental. Além disso, a estrutura de aço tem o peso aproximado de 5.000 toneladas e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m³ de concreto. As duas torres medem 75m a partir do nível do mar e o vão central tem altura de 43m. Gigante, né?

A ponte começou a ser construída em 14 de Novembro de 1922 e levou 3 anos e 6 meses para ficar pronta. Sua inauguração aconteceu em 13 de Maio de 1926.

Em 1982, entretanto, a ponte teve de ser fechada por medida de segurança e durante muito tempo existiu o receio de que ela fosse demolida. Porém, ao completar 71 anos, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico.

Ao longo de 30 anos foram feitas inúmeras tentativas de reforma para que a ponte voltasse a ser utilizada pela população. Atualmente, a ponte está em obras em um contrato feito entre o Governo de Santa Catarina e a empresa Empa, de Portugal.

A obra tem como objetivo principal a segurança de quem utiliza a ponte todos os dias para ir e voltar do Continente. Tudo indica que a obra será finalizada no segundo semestre de 2018 e terá duas vias para veículos e um espaço reservado para ciclistas e pedestres.

 A Ponte Hercílio Luz é considerada uma das pontes mais lindas e famosas do mundo e realmente é um prazer poder passear pelo Centro de Floripa com uma vista tão privilegiada. Ela é incrível em todos os ângulos, seja chegando na Ilha, seja caminhando na Beira Mar. Mesmo que hoje em dia as luzes estejam apagadas à noite ela segue linda.

E se você quer desfrutar ainda mais da beleza da nossa ponte, temos uma dica!  
O mirante situado à cabeceira insular da ponte proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro de Florianópolis. Lá também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz, vale muito a pena conferir.

 

 

Cadastre-se e receba nossas novidades